domingo, 16 de novembro de 2008

A FANTÁSTICA FAUNA DE ANDRÓMEDA

Fada
hkjj

ldkdçl
As fadas são uma raça de seres algures entre os humanos e os espíritos. São nossas vizinhas mas, uma vez que os humanos têm falhado frequentemente em cuidar da sua parte da Terra, raramente as encontramos, uma vez que nos consideram incumpridores de promessas. Mas, se se conseguir estabelecer uma boa relação com elas, normalmente sob a forma de oferendas, serão boas vizinhas. Porque os humanos agem de forma sobranceira e como as fadas raramente procriam, normalmente roubam crianças humanas.
A palavra fada deriva do latim "fatum" que significa fado ou destino. As fadas são, assim, tradicionalmente, os seres que conferem o destino individual de cada um, ou virtudes específicas. A Fada Madrinha é um exemplo.
Existem muitas espécies de fadas, como os Piskies, os irlandeses Tuatha de Danaan (Povo das Fadas), os elfos ou os goblins.
As fadas organizam-se como as colmeias de abelhas, possuindo uma rainha reinante. Mas qualquer que seja a sua espécie, normalmente as fadas têm como principal tarefa a protecção da natureza. A sua sabedoria e poderes de guardiãs existem para nos lembrar o respeito que devemos ter pelo nosso ambiente: vigilante, fiel e carinhoso.
dçfkldç
dlkjfdk
Feiticeiro
dçllk
dlçfkçkld
O mais conhecido dos feiticeiros é Merlin, o mago da lenda Arturiana. A tradição diz que Merlin nasceu de uma mulher e de um incubo, do qual herdou os seus poderes e habilidades sobrenaturais.
Merlin engendrou o nascimento do Rei Artur através de magia e intriga, mais tarde, serviu-o como conselheiro até ser enfeitiçado ele próprio e aprisionado pela Senhora do Lago.
flgçflgk
Outro feiticeiro tornado famoso é Gandalf, da trilogia O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. Ele é retratado como o arquétipo do feiticeiro, um dos Maiar de Valinor. Em Valinor era conhecido como Olórin e dizia-se ser o mais sábio dos Maiar. Quando os Valar decidiram enviar a ordem dos Feiticeiros para a Terra-Média, de forma a servirem de conselheiros a todos os que se opusessem a Sauron, Olórin foi proposto. No início ele recusou, pois temia não possuir a força suficiente para enfrentar Sauron. Círdan, o grande Elfo construtor de navios, senhor dos Falas, achou que Olórin tinha a maior grandeza interior de todos os feiticeiros e ofereceu-lhe o seu anel, Narya, o Anel do Fogo.
A relação de Gandalf com Saruman, o líder da Ordem, era complicada. Os Feiticeiros deviam ajudar os Homens, os Elfos e os Anões, mas apenas através de aconselhamento; era proibido utilizar a força para os dominar - algo que Saruman desrespeitava.
dçkjfkld
dçgk
Fénix
jhjhk

dkj
A Fénix grega de plumas douradas tem origem na Bennu egípcia, que se diz ter sido a primeira criatura a emergir da lama primordial. A Bennu, venerada como a manifestação do deus sol de Heliopolis, aparecia apenas uma vez de 500 em 500 anos. Voava então para outras paragens, reunindo uma bola de mirra com a qual fazia uma pira para se queimar até morrer. Após 3 dias, erguia-se novamente das cinzas.
Durante o Império Romano, a Fénix tornou-se o emblema do Império Eterno e figurava em moedas e mosaicos.
A tradição judaica fala da Fénix como a Milcham. Quando Eva comeu o fruto proibido da Árvore do Conhecimento, tornou-se invejosa da natureza não pecadora dos animais e incitou-os a comerem da Árvore também. Todos obedeceram, excepto a Milcham, cuja fortitude foi recompensada com a oferta da imortalidade. Foi-lhe permitido viver numa cidade muralhada, durante 1.000 anos. Quando os 1.000 anos passam, um fogo consome a Milcham deixando apenas um ovo que vive um novo ciclo de 1.000 anos.
Na mitologia Chinesa, a Fénix é conhecida como Feng Huang, uma das 4 criaturas das direcções. Partilha o equilíbrio entre o Yin e o Yang, representando os poderes solares do Yang e os lunares do Yin. Representa a Imperatriz, as qualidades da beleza e da paz e os 5 elementos.
Na mitologia Japonesa é conhecida como Ho-O, visitando a Terra em eras sucessivas para anunciar uma nova era, antes de regressar ao céu. Representa o sol, a justiça, a fidelidade e a obediência.
A Fénix possui um rufo de penas douradas em volta do pescoço e as suas asas e as longas penas esvoaçantes da cauda ostentam todas as cores do arco-íris. O bico parece de vidro, os olhos assemelham-se a pedras preciosas e no alto da cabeça ostenta uma crista cintilante. Apenas uma Fénix vive no mundo de cada vez. Diz-se que uma pena de Fénix confere a imortalidade ao seu portador.

Sem comentários: