domingo, 23 de novembro de 2008

A FANTÁSTICA FAUNA DE ANDRÓMEDA

Gárgula
jfkljg

çdklgçlg
A Gárgula era o dragão do rio Sena. Dizia-se que a Gárgula havia destruído a cidade de Rouen e fora morta por St. Romans algures no século VII. Julgava-se que a Gárgula cuspia água e por isso o seu nome foi dado às monstruosas gárgulas através de cujas bocas a água da chuva se escoa nos topos dos edifícios. O termo tem origem no francês "gargouille" que significa "garganta", em latim "gurgulio", ambas derivando do termo "engolir".
As mais famosas gárgulas são, obviamente, as da Catedral de Notre Dame, em Paris.
kljgkçlfjg
Short-Story: "Regard!", disse a Gárgula de boca escancarada. "Aproveita bem a tua estada em Paris. Amanhã já não haverá Paris.", e com um barulho ensurdecedor de pedra que se rasgava, a Gárgula libertou-se da parede da catedral e voou sobre o Sena até desaparecer no horizonte, antes que ela tivesse tempo de tirar sequer uma fotografia.
dçlfkdçl
dçlfkçl
Gnomo
lçkg

çfkjg
Gnomo é o nome que o filósofo Paracelsus criou para descrever os espíritos elementais da terra. O nome é uma contracção da palavra "genomus" ou "habitante da terra". Os gnomos são anões ou goblins, ocupados dos produtos e dos tesouros da terra.
Hoje em dia os gnomos são utilizados como ornamentos de jardins. Existe uma partida famosa, intitulada "Travelling gnome prank" (partida do gnomo viajante) que consiste em roubar gnomos de jardins, supostamente para os "libertar" da sua escravatura e fotografá-los junto de monumentos típicos por todo o mundo, enviando depois as fotografias ao seu anterior dono. Existem muitos clubes e associações dedicadas à execução desta partida e ela serviu de inspiração para Jean-Pierre Jeunet no filme "Amélie Poulain", onde Amélie faz o mesmo com o gnomo do jardim do seu pai, de forma a compensá-lo pelas viagens que ele nunca fez.
çlkjgçlf
Short-Story: O postal dizia apenas: "Gnomos unidos jamais serão vencidos." Pensou: "E Marx ficaria orgulhoso disto? ..."
kgjkfdl
dçkjg
Grifo
lfkjg

fkjg
O grifo é um leão com cabeça de águia, cujo corpo costuma ser sarapintado, como o dos leopardos. A palavra grifo deriva do grego "gyphos", que significa "em forma de gancho" ou "curvo", uma alusão ao seu bico muito curvo. É uma das criaturas mágicas mais antigas, encontrada em gravuras do Crescente Fértil, o berço da civilização ocidental, e permanece hoje em dia como um protector poderoso de instituições civis modernas, como bancos, empresas automóveis ou cervejarias.
Na mitologia Suméria, o grifo é a montada do deus da meteorologia, Iskur, sendo representado vomitando caudais de água ou relâmpagos através da sua boca para a terra. Na arte Assíria, o grifo surge frequentemente a venerar e proteger a Árvore da Vida, bem como assistindo figuras divinas no combate ao mal. Na Grécia Antiga os grifos guardavam os mortos nos túmulos e acompanhavam as suas almas. O Império Romano utilizou-o como emblema para significar a justiça universal.
Os poderes mágicos do grifo incluem a protecção vigilante contra o mal, uma força poderosa para proteger e guardar objectos preciosos e o medo que inspira. A sua natureza indomável continua a ser a sua maior defesa.
kjglf
Short-Story: Saiu disparado a correr com o saco cheio de notas. Sabia que tinha cerca de um minuto, antes que disparassem o alarme. Mas antes de conseguir virar a esquina ouviu um rugido ensurdecedor atrás de si e uma sombra gigantesca projectou-se na calçada desenhada à sua frente. Virou-se devagar, a tremer, e deixou cair a pistola no chão. Ergeu a cabeça, mas nem sequer teve tempo de ver a criatura que lhe furou os olhos com garras afiadas.

Sem comentários: